Queimados ganha reservatório de água

A localidade de Queimados, no interior de Campo Alegre, recebeu um reservatório em fibra, com capacidade para armazenar 10 mil litros de água. O recipiente foi instalado no terreno do agricultor Alvino Sell, que prontamente atendeu o pedido do prefeito Vilmar Grosskopf. Com a melhoria, cerca de vinte famílias passam a contar com água o dia todo. Antes, o fornecimento era interrompido das 10 às 16 horas e também à noite, voltando ao normal apenas às 6 da manhã.

O secretário de Saneamento Ambiental, Artur Bastos, responsável pela gestão da Águas Campo Alegre, informa que a rede que abastece a rua Carlos Schroeder, no bairro Cascata, também recebeu melhorias. “Em várias residências a água chegava sem pressão, por isso mudamos o ponto de distribuição do Reservatório 1 para o R4, que é mais elevado”, explica Bastos. O morador Silvano Luiz Schutz gostou do resultado. “Antes vinha só um fiozinho de água da torneira, agora está 100%”, define. Com a mudança, o volume de água passou de 7 MCA (metro de coluna de água) para 33 MCA.

Em Alto São Miguel, a Águas Campo Alegre fez a revisão de todas as ligações e instalação de hidrômetros onde não havia o medidor. “A própria comunidade solicitou o cadastramento, pois antes o sistema era operado pela Associação de Moradores que também ficava responsável pela manutenção”, conta o secretário. No perímetro urbano, há 100% de cobertura da rede de água. No interior do município, segundo Bastos, a adoção de sistemas comunitários têm possibilitado ampliar o número de famílias atendidas com água tratada. “Os resultados da municipalização do sistema de abastecimento de água já são bastante positivos neste primeiro ano e a previsão é de que melhorem ainda mais em 2010”, prevê Bastos.