Agricultores de Campo Alegre recebem mudas de eucalipto

O programa de distribuição de mudas de eucalipto levou 156 agricultores à prefeitura de Campo Alegre, na manhã de quarta-feira. A entrega começou às 8 horas, no departamento de agricultura. No total foram distribuídas 31.200 plantas. O objetivo do programa é incentivar os produtores rurais a cultivarem áreas próprias de reflorestamento e assim evitar a derrubada de mata nativa para consumo de lenha.

O agricultor Celso Dziedzic tem 75 mil pés de fumo plantados na propriedade localizada em Queimados.  “A cada 5 toneladas do produto são necessários 60 metros de madeira para alimentar a estufa na secagem”, calcula.  Com as mudas doadas pela prefeitura, Celso vai ampliar sua área de reflorestamento. “Com seis anos a gente já pode fazer lenha do eucalipto”, explica. Os produtores também usam a madeira para fazer palanques de cercas.

Guilherme Cubas Piske, de Bateias de Baixo, possui 600 pés de eucalipto na propriedade. “Cada ano tem que plantar um pouco pra sempre ter a lenha garantida”, conta.  Segundo Piske, cada muda custaria R$ 0,30 se tivesse que pagar.

O prefeito Vilmar Grosskopf explica que o programa de distribuição de mudas foi aprovado pelo Conselho de Agricultura e, além dos benefícios ambientais, incentiva o agricultor a tirar nota de produtor rural o que amplia o movimento econômico do município.