Saúde presta contas à comunidade

De janeiro a agosto deste ano, o município de Campo Alegre investiu R$ 2,2 milhões em saúde pública. O hospital da cidade ficou com uma fatia de R$ 268 mil, no primeiro semestre do ano. Entre os principais gastos na área da saúde está a compra de remédios que soma R$ 123,2 mil entre medicamentos básicos e eletivos.

Os veículos da Secretaria Municipal de Saúde rodaram 273.506 Km de janeiro a agosto, para garantir o acesso dos pacientes ao atendimento adequado.Somente no primeiro semestre foram realizados 22.385 atendimentos. As consultas médicas lideram a lista, com 9.109 ocorrências, seguidas pela odontologia (5.403 pessoas atendidas) e de enfermagem (4.993).

O secretário de Saúde, Deodato Raul Hruschka, destaca as ações preventivas como prioritárias para o setor. Atualmente 36% da população campo-alegrense participa do programa Estratégias de Saúde na Família. No total, são 4.183 pessoas que recebem as equipes de ESF em casa, para orientações e acompanhamento de pacientes crônicos e acamados. O programa ESF recebeu investimento de R$ 52.299,00 de janeiro a agosto deste ano.

Em audiência pública realizada na noite de quarta-feira, o secretário também divulgou o relatório de atividades de 2008. No ano passado, a despesa total com saúde, sob responsabilidade do município, ficou em R$ 239,46 por habitante. Campo Alegre investiu 22,04% de sua receita própria em saúde, mais do que o índice preconizado por lei que é de 15%. A previsão de gastos para 2010 é de aproximadamente R$ 3 milhões.