Nova empresa trará incremento de 31% ao movimento econômico de Campo Alegre

O prefeito de Campo Alegre, Vilmar Grosskopf, declarou-se surpreso com o grau de egoísmo demonstrado por um engenheiro, proprietário de chácara no município, em artigo publicado no jornal A Notícia, na sexta-feira. No texto, o engenheiro questiona a implantação de uma fábrica de postes em Campo Alegre e o apoio dado pela administração aos investidores. Além de gerar de 30 a 40 empregos diretos já no primeiro ano de implantação, a nova empresa vai aumentar em 31% o movimento econômico do município, quando estiver em pleno funcionamento. Só em FPM (Fundo de Participação dos Municípios), isso representará R$ 1 milhão a mais por ano à receita campo-alegrense.

Grosskopf destaca que o único incentivo solicitado pela empresa foi o auxílio na terraplenagem, concluída há cerca de sessenta dias e não em “plena atividade”, como citou o artigo do engenheiro. O prefeito também contestou a informação publicada pelo proprietário de chácara de que o município teria investido cerca de R$ 500 mil na terraplenagem para a empresa. “Essa afirmação é no mínimo absurda e fora da realidade, pois o orçamento para toda a frota da equipe de obras para o ano inteiro de 2009 é de R$ 640 mil”, destacou.

A localização da fábrica de postes, segundo Grosskopf, está dentro do perímetro urbano do Distrito Industrial 1, prevista pelo Plano Diretor do município, aprovado em 2007, e discutido desde 2004 com ampla participação da sociedade civil. “Suponho que o engenheiro que agora se diz preocupado com o turismo e o meio ambiente não tenha participado das discussões do Plano Diretor, pois, se assim fosse, não afirmaria que a comunidade não foi consultada”, observa. No artigo, o proprietário da chácara próxima ao terreno da nova empresa sugere a instalação da fábrica em outro distrito industrial, localizado a caminho de Bateias de Baixo. “É mais uma prova de que este cidadão só está preocupado com seu umbigo, pois lá, perto do outro distrito industrial também existem chácaras”, lembra o prefeito.

A secretária de Finanças, economista Auriene Roepke, destaca a geração de empregos indiretos que a fábrica de postes vai proporcionar. “Uma empresa deste porte influencia o setor de transportes, postos de combustível, restaurantes, oficinas mecânicas, só para citar alguns exemplos”, explica.

Grosskopf declarou ainda que o turismo é sim uma atividade importante e prioritária no município, e que preservar o ambiente é condição indiscutível para seu desenvolvimento. “Sempre tomamos todas as medidas de prevenção a danos ambientais quando  autorizamos o funcionamento de uma nova empresa”, afirmou. Garantir a sustentabilidade e a diversidade dos diversos setores econômicos é, para Grosskopf, dever não só da administração municipal, mas também do legislativo e da sociedade civil organizada.  “Interesses pessoais e até políticos precisam ser deixados de lado quando o que está em jogo são melhores condições de vida para as pessoas que moram em Campo Alegre, que precisam de saúde, educação, emprego todos os dias do ano e não só nos finais de semana”, disse o prefeito.