Professora do interior de Campo Alegre é destaque nacional

A professora Suzana Beatriz Kotovicz , da Escola Municipal de Educação Básica Paulo Fuckner, de Bateias de Cima, interior de Campo Alegre, é uma das 50 classificadas no Brasil pelo Prêmio Educador Nota 10, considerado o maior prêmio da educação brasileira.

“Pirando com a Matemática e Esbanjando Saúde” foi o projeto apresentado por Suzana. Cerca de cinco mil trabalhos de todas as regiões do país participaram do concurso. Aplicado em turmas de 7ª série, o “Pirando com a Matemática” comprova matematicamente que uma plantação orgânica é economicamente mais rentável que as convencionais e ainda contribui para a preservação do ambiente e para melhorar a qualidade de vida de seus consumidores.

Suzana afirma que o projeto aproveitou a vivência da turma, pois a maioria dos alunos são filhos de agricultores. “Eles conseguiram pôr à prova os resultados, testar seus efeitos, comparar diferentes caminhos, questionar sua própria resposta e assim conceber o ensino-aprendizagem não pela mera reprodução, mas pela reflexão”, observa a professora.

O Concurso Educador Nota 10, promovido anualmente pela Fundação Victor Civita, visa a avaliar, identificar, valorizar e divulgar práticas educativas de qualidade executadas por professores em escola de ensino regular. Podem participar educadores de escolas públicas, particulares, comunitárias ou filantrópicas de ensino infantil, fundamental e médio.

Para Suzana, as competências docentes compreendem, conhecimento, habilidades, atitudes e pensamento estratégico. “Para ensinar, não basta conhecer a matéria, é preciso, entre outras competências transformar o saber disciplinar em conteúdos acessíveis aos alunos”, argumenta. A professora declara-se orgulhosa de poder trabalhar na Escola Paulo Fuckner, onde o respeito e a obediência às normas são valores bastante incentivados.

A secretária municipal de Educação, Ângela Hübner, elogiou a iniciativa de Suzana. “Receber um prêmio nacional é o reconhecimento à Suzana pelo empenho na busca do aperfeiçoamento e da qualidade do ensino matemático nesta unidade escolar”, afirmou.