Renato Bahr é cidadão honorário de Campo Alegre

O ex-prefeito Renato Bahr recebeu, na noite de quinta-feira, o título de cidadão honorário de Campo Alegre, conferido pela Câmara Municipal. O público lotou  o Espaço Cultural Sirley Maria Neumann Johanson para prestigiar a cerimônia. Natural de Ibirama, Bahr mudou-se para Joinville aos 16 anos onde prestou serviço militar no 62º Batalhão de Infantaria. Na mesma cidade foi torneiro mecânico na Fundição Miers. Casou-se com Margarida em 1960 e dois anos depois se mudou para Campo Alegre. Além das atividades como comerciante, agricultor e pecuarista, Bahr participou ativamente da vida política, filiando-se ao então MDB. Foi vereador, secretário de obras e prefeito por dois mandatos.

A vereadora Lúcia Piske agradeceu o apoio dos vereadores que aprovaram sua indicação para homenagear o ex-prefeito. O presidente da Câmara, Francisco Koehler destacou a honestidade e simplicidade de Bahr. O prefeito Vilmar Groskopf disse encontrar em Renato Bahr muito mais que um colega de trabalho e qualificou-o como “um mestre exigente que usa a própria experiência para apontar caminhos e buscar soluções”. Para Grosskopf, entre as maiores lições de Renato Bahr  estão a preocupação com o futuro das crianças, a honestidade na vida pública e particular, a coragem para enfrentar desafios e a vontade inabalável de trabalhar.

Mauro Mariani, secretário de Estado da Infra-Estrutura, chamou o homenageado de “professor”. “Se a política brasileira, que anda tão desacreditada, tivesse 30% de militantes como Renato Bahr, com honestidade e comprometimento com a causa pública, nosso país seria muito diferente e a imagem dos políticos perante a opinião pública seria outra”, discursou.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Abel Schroeder, destacou a dedicação de Bahr ao município, tanto como produtor rural e comerciante quanto como homem público. A persistência do ex-prefeito foi lembrada no discurso do deputado estadual Antônio Aguiar ao citar o asfaltamento do acesso a Bateias de Baixo. Emocionado, Bahr agradeceu a toda a comunidade e dedicou o título a todos que acreditam e trabalham por uma Campo Alegre sempre melhor. O público aplaudiu-o em pé. Um audiovisual mostrou em fotos e frases diversas etapas da história de vida do homenageado.