Interior comemora instalação de telefones

Bastam alguns segundos para a enfermeira Flávia Patrício, do posto de saúde de Bateias de Cima, digitar oito dígitos e confirmar a data de um exame ou solicitar o transporte de um paciente. O gesto simples de telefonar, tão comum no cotidiano da maioria das pessoas, era até pouco tempo um transtorno para os funcionários do posto e para os moradores de Bateias de Cima e arredores. A luta pela instalação das linhas telefônicas era antiga. Em 2006, a vereadora Ana Lúcia Piske iniciou, com apoio dos moradores, uma maratona de solicitações.

Segundo Lúcia, as respostas da Brasil Telecom aos pedidos eram sempre negativas, pois a empresa exigia o mínimo de 400 interessados para viabilizar a extensão da telefonia até as comunidades do interior de Campo Alegre. “Eu e o Vilmar Grosskopf, que na época era vice-prefeito, fomos até o Rio Grande do Sul para tratar do assunto pessoalmente com a empresa que agora está instalando os telefones”, conta Lúcia. A Compuline aceitou implantar a rede, desde que houvesse adesão de 150 assinaturas. “Conseguimos 156 ligações”, observa a vereadora.

Aproximadamente metade das linhas solicitadas já estão em funcionamento e o restante deve estar instalado em até noventa dias. “A prioridade são para os telefones comerciais ou de serviços, como a escola e o posto de saúde, mas todos os inscritos serão atendidos”, diz Lúcia. A agente comunitária de saúde Joceline Linzmeyer faz atendimento domiciliar a cerca de 100 famílias por mês. “Com o telefone ficou mais fácil para as pessoas se comunicarem conosco quando precisam”, afirma. Antes da linha telefônica, a maior preocupação das atendentes do posto de saúde era a possibilidade de precisar com urgência de uma ambulância. “O jeito era contar com o telefone público”, lembra a enfermeira Flávia.

Na escola Paulo Fuckner a instalação de duas linhas telefônicas abre caminho para a realização de outro sonho: o acesso à Internet no laboratório de informática. “Será nosso próximo passo”, conta a diretora Marines Uhlig. Antes a escola precisava contar com a solidariedade dos vizinhos que possuíam celular rural  para entregar recados urgentes. “Para ligar do telefone público tínhamos de percorrer um quilômetro”, lembra a diretora.

As 156 linhas telefônicas vão atender a famílias de Saltinho, Lavrinha, Campinas, Cubatão, Tijucume, Mato Bonito, Papanduvinha, Ribeirão do Meio, Ximbuva e Bateias de Cima. “Outras comunidades entraram em contato para solicitar telefones e vamos iniciar conversação com a empresa para pedir nova expansão”, afirma Lúcia.  Ela destaca o trabalho da Associação de Moradores que formou uma comissão para auxiliar nas negociações. “Fizemos um esforço de equipe mesmo”, avalia.

Turismo

A telefonia também trouxe benefícios ao turismo rural. A Pousada Casa Antiga, o Sítio Cambará e o Cantinho do Artesanato, entre outras propriedades que recebem visitantes, também passaram a contar com telefonia fixa. “Antes havia apenas celular rural, que nem sempre funcionava quando os turistas tentavam contato”, conta Samille Kestering, coordenadora de Turismo.

Telefone do posto de Saúde: 3632-8004

Telefones da Escola Paulo Fuckner: 3632-8003  e 3632-8002