Agroecologia e diversão na Campo Alegre em Feira
Crianças, palhaços e produtos agroecológicos coloriram o Calçadão da Cascatinha na manhã de sábado. A primeira edição do ano da Campo Alegre em Feira atraiu moradores da cidade e também visitantes, principalmente de Joinville e São Bento do Sul, que vieram comprar legumes e verduras sem agrotóxicos.
Enquanto os adultos iam às compras, as crianças aproveitaram para se divertir. O professor de Educação Física Jairo Bellé comandou diversas brincadeiras e três palhaços realizaram pintura facial. “Alguns adolescentes aproveitaram para fazer a carteirinha da biblioteca pública”, conta a coordenadora de Cultura, Elaine Munhoz.
A criançada também mostrou criatividade fazendo pinturas e desenhos. “Perdi a conta de quantas crianças atendemos”, contou uma das estudantes que atuou como “palhaço”. “O movimento só diminuiu após o almoço, por conta da garoa”, completou. A Associação Mãos do Campo comercializou artesanato e camisetas da 11ª Festa da Ovelha.
Para a secretária de Turismo, Marília Maciel, a Campo Alegre em Feira já formou clientela e a cada edição conquista novos admiradores dos produtos locais. “O sabor dos produtos agroecológicos é algo que realmente impressiona a quem experimenta, impossível não apreciar”, conta Marília.
A coordenadora de Turismo Samille Kestering destaca que, além de proporcionar um incremento à renda dos produtores rurais, a Campo Alegre em Feira incentiva uma alimentação mais saudável, com produtos livres de aditivos químicos e de pesticidas. A próxima feira coincide com a realização da Festa da Ovelha, em março e as demais ocorrem sempre no segundo sábado de cada mês.