Agricultores recebem sementes de milho

 A agricultora Lucimar Fuckner, de Bateias de Cima, veio cedo para o centro da cidade, na manhã de quarta-feira. Ela participa do Programa Municipal de Incentivo ao Produtor Rural e veio buscar 20 quilos de sementes de milho, o suficiente para garantir o plantio de um hectare. No ano passado, a semente recebida do programa municipal rendeu 80 sacas. “Toda a ajuda é bem-vinda”, afirma. Viúva, Lucimar ensinou aos filhos o gosto pelo cultivo dos alimentos. “Meu marido era caminhoneiro e eu sempre lidei na roça”, conta.

Ataíde dos Santos, de Ribeirão do Meio, a 25 km do centro da cidade, participa pelo segundo ano da distribuição de sementes. “Planto fumo e um pouco de feijão, mas a lavoura de milho garante  a criação de umas vacas e galinhas”, explica. Ele pretende plantar dois hectares de milho, ou seja, metade do plantio já está garantido com as sementes recebidas na prefeitura.

Campo Alegre ocupa cerca de 4.000 hectares com lavouras de milho. Este ano a variedade escolhida pelo programa municipal é o Codetec 308, um híbrido duplo indicado para a região. Para ter direito às sementes, o agricultor precisa apresentar bloco de notas, com pelo menos duas notas tiradas em 2008, CPF, carteira de identidade e ter a agricultura como principal fonte de renda. “A agropecuária é uma das bases da nossa economia. Incentivar o produtor rural é estimular o desenvolvimento do nosso município”, afirma o prefeito Vilmar Grosskopf. “Este ano também iniciamos um novo programa, o de fruticultura, para ampliar as alternativas de renda do homem do campo”, completa.

Quem não retirou as sementes na quarta-feira ainda pode procurar o departamento de Agricultura, pois ainda há alguns pacotes à disposição dos produtores.