Campo Alegre antecipa vacinação contra gripe para idosos
A Secretaria de Saúde de Campo Alegre antecipou a vacinação dos idosos e começou a imunização contra o vírus da Influenza na terça-feira (22), pelo interior do município. O objetivo é facilitar o acesso da população do interior e vacinar gratuitamente os idosos a partir de 60 anos.
A campanha está marcada para iniciar somente no próximo sábado (26), em Santa Catarina, mas a Secretaria da Saúde de Campo Alegre já recebeu cerca de mil e quinhentas doses e sai na frente no combate à gripe.
A meta é atingir 1.147 idosos até o prazo final para vacinação. No ano passado o mesmo número de doses foram aplicadas alcançando um quociente de 80% da meta estipulada. O Ministério da Saúde exige um mínimo de 70% de cobertura da população idosa do município.
Segundo a secretária de Saúde Eliana Pessoa Machado Collet,quanto antes for iniciada a campanha melhor, já que essa população ainda é resistente à vacina para a gripe. “Eles temem reações adversas, mas os vírus presentes na vacina estão mortos e inativados. Eles não podem provocar e reproduzir a gripe. Mas ela estimula a produção de anticorpos deixando a pessoa imune”, esclarece.
A secretária, ressalta que a gripe em idosos é um problema de saúde pública. “Além do organismo dos idosos ser mais suscetível à gripe, eles podem sofrer complicações, como a pneumonia ou a desestabilização de um quadro de doença cardíaca ou renal”, adverte.
Locais de vacinação
A vacinação contra a Gripe Influenza iniciou na terça-feira pelas localidades de Abaeté km 48, São Miguel, Saltinho, Queimados, Lageado, Vila Scheide, Vila Cedro, e Bela Vista. Hoje, o trabalho de vacinação continua nas localidades de; Serrinha às 8h30, Rio Represo às 8h45, Corredeiras às 9h15, Avenquinha às 9h30, Avenca do Rio Negro às 10 horas e Salto às 10h15. No sábado (26), a vacinação acontece das 8 às 17 horas, nos postos de Bateias de Cima, Bateias de Baixo, Fragosos e posto Central.
Mesmo pessoas cardíacas, asmáticas, diabéticas, hipertensas, com insuficiência renal ou hepática e portadores sintomáticos ou assintomáticos do vírus da Aids (HIV) ou com estado de baixa imunidade devem tomar a vacina contra a gripe. Não pode se vacinar quem tem alergia comprovada à proteína do ovo e ao Timerosal (mercurocromo ou mertiolate).