Cores da Terra

Aconteceu nos dias 10 e 11 de março, em Campo Alegre na escola de São Miguel, o “Curso Cores da Terra”. Ministrado pelo professor Paulo César dos Santos, de Minas Gerais, o curso foi uma promoção da prefeitura, através da secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer. O evento contou com a participação de 30 pessoas que aprenderam a produzir tintas utilizando solo, água e cola branca.
Na visão do professor Paulo é muito importante a socialização de seus conhecimentos com a comunidade, pois com essa técnica as pessoas passam a utilizar o solo de uma maneira consciente, podendo criar cores de acordo com os variados tons de solo.

“Com a utilização do solo nas pinturas diversas, as pessoas evitam o contato e a inalação de outras tintas tóxicas”, comentou o professor.

Para a aluna Hildegard, artista plástica de São Bento do Sul, o curso foi bastante proveitoso. “Tudo o que aprendemos foi muito importante", enfatizou a são-bentense.

O secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer Odenilson Contrat Ehlke agradeceu ao instrutor do curso Paulo Cesar, a Cida Margoto que foi uma das incentivadoras para que o curso fosse realizado em Campo Alegre. Também a comunidade campo-alegrense e os demais participantes do curso foram lembrados no agradecimento do secretário. "É gratificante ver as pessoas aprendendo uma nova técnica, com tanto entusiasmo. O projeto tem grande importância cultural, ao atuar como forma de resgate de um costume antigo, valorizando o que já era considerado ultrapassado, além de promover inclusão social e estimular auto-estima da população”, disse.