Hospital São Luiz inaugurou nova sala de endoscopia

O Hospital São Luiz, administrado pelo Instituto Santé, em Campo Alegre, inaugurou na manhã de ontem, dia 06, o novo setor de endoscopia e colonoscopia da unidade de saúde. O espaço agora atende novas medidas impostas pela Agência Nacional da Vigilância Sanitária (Anvisa) e Agência Nacional de Saúde (ANS), como por exemplo uma sala específica para higienização correta dos aparelhos utilizados para o procedimento.
O setor de endoscopia do Hospital São Luiz já existia anteriormente, cujo procedimento foi iniciado há quase 2 anos. A nova seção inaugurada agora passa a ser no andar térreo, próximo à sala de espera, e ganhou salas amplas e climatizadas. O serviço conta com sala para exames, sala de higienização e sala de recuperação pós-sedação.Há aproximadamente um ano, a Anvisa e a ANS propuseram mudanças no manuseio e esterilização dos aparelhos utilizados nesses procedimentos. Para poder usar o mesmo gastrofibroscópio em dois pacientes é necessário imergi-lo em substâncias específicas que ao mesmo tempo podem ser tóxicas quando acondicionadas em um ambiente não preparado.
A sala reformada terá a capacidade de realizar além da endoscopia (exame feito no estômago e duodeno) a colonoscopia (exame realizado no intestino), que em breve também será realizada em Campo Alegre. Para o futuro ainda, o Hospital pretende ofertar além da endoscopia diagnóstica, a endoscopia terapêutica, fazendo da cidade uma referência nesse quesito em toda a região.
Para o médico gastroenterologista que atende em Campo Alegre, Dr. Thiago Bartholomei, mais do que ter um local novo, o aprimoramento do setor trouxe mais agilidade para o Hospital que pode atender mais pacientes e com mais segurança, visto que este procedimento apresenta riscos. O médico realiza hoje uma média de 20 exames por dia, atendendo mais de 12 cidades da região, conveniadas da Cisamunesc, Cisamurc e Cisnordeste, e também atendimento particulares. 
Para o diretor Clínico do Hospital, Clévio Jorge Scheffer, essa ação beneficia toda a região e coloca o Hospital São Luiz novamente como referência médica. “Queremos expandir esse serviço e atender da melhor forma toda a região abrangente“, explica. O prefeito municipal de Campo Alegre, Rubens Blaszkowski, elogiou o desempenho do Instituto Santé, e revela sua alegria de ver que o Hospital tem evoluído cada dia mais. “É seguro saber, para nós campoalegrenses, que a administração do hospital possuí metas em desenvolvimento“, revela o prefeito. “Ações como essa que presenciamos mostra que o investimento no hospital traz um retorno direto à população, só tenho a agradecer“, finaliza. Ainda estavam presentes na inauguração o presidente do instituto, Tércio Kasten,  a secretária de saúde de Campo Alegre, Carolina Telma, e o diretor geral, Alaor Hansen.

  Sobre a endoscopia

A endoscopia é um exame feito com um aparelho em forma de fio chamado gastrofibroscópio. Este aparelho é composto de um cabo flexível de no máximo 9 milímetros de espessura que possui um chip em sua ponta e capta as imagens. Essas imagens são processadas em um computador e o médico consegue visualizar tudo em tempo real com boa nitidez.

Antigamente o exame era um pouco mais complexo. A sedação gerava um efeito de ‘ressaca’ deixando o paciente com náuseas, muita sonolência e às vezes dores de cabeça. Hoje a tecnologia mudou e mudou à favor dos pacientes, além da medicina. O sedativo é rápido e dá menos ‘ressaca’. Após descansar, a pessoa que passou pelo exame já se sente melhor, apesar de sonolenta.

Antes de começar todo o procedimento, o paciente recebe um protetor bucal que impede o fechamento da boca, evitando que ele se machuque ou danifique o equipamento. Em seguida, um anestésico em forma de spray é aplicado na garganta antes de introduzir o gastrofibroscópio para evitar náuseas e desconforto ao paciente. O aparelho entra pela boca, passa pela garganta, faringe, estômago e chega até o duodeno – divisão que separa o estômago do intestino.

Com esse aparelho também é possível realizar pequenas cirurgias como por exemplo para a retirada de pólipos além de colher secreção estomacal ou outros materiais para análise se o médico julgar necessário.

• Serviço 

Endereço: Rua Pe Luiz Gilg, 250, Campo Alegre – SC, 89294-000
Telefone:(47) 3632-2111