O desfile comemorativo e o incentivo ao desenvolvimento do turismo no município

Entre os destaques da 18a Festa da Ovelha, esteve o desfile comemorativo, organizado pelas escolas municipais e estaduais, em parceria com a secretaria de educação e a secretaria de turismo, esporte e cultura. O desfile, neste ano, esteve diretamente atrelado ao novo olhar que a disciplina turismo implantada em 2016 trouxe a grade currícular das séries do berçário até os 5os anos.Todas as escolas representaram as belezas naturais de Campo Alegre, o clima, as etnias, o esporte, a cultura, a agricultura e a gastronomia. Assim, demonstraram o que a cidade tem de melhor a oferecer.

A indústria do turismo é uma das que mais cresce no mundo. E, dentro dela, o Brasil continua sendo um dos destinos mais procurados e com maiores potencialidades a desenvolver este segmento. Por isso é grande a necessidade de pessoas com conhecimento, informações e capacitações profissionais capazes de transformar em bons negócios as riquezas naturais, produtos, serviços e a variedade de atrações encontradas em nosso país. É preciso desenvolver ações e operações turísticas como elementos de geração de riqueza econômica para o país, estados e municípios, ensinando os cidadãos a não colocarem em risco o patrimônio ambiental e cultural da

comunidade.

A disciplina de Turismo e meio ambiente como parte diversificada na Matriz Curricular da Educação Básica da Rede Municipal de Ensino de Campo Alegre – SC, visa iniciar na comunidade escolar uma educação voltada para o turismo que tem a finalidade de conceituar a educação turística, sustentável e cidadã com base nas publicações referentes a esta área. E pretende dar especial atenção ao ensino do turismo no âmbito da Escola Básica –Da Educação Infantil ao Ensino Fundamental, identificando o turismo como nova área de conhecimento. Com duas aulas semanais, ministrada por um pedagogo com carga horária de 20 a 40 horas para o Infantil e as séries iniciais, e nos anos finais será inserido posteriormente como tema transversal. Deste modo, reforça-se a relevância da educação turística para o município que desponta com considerável potencial no setor, e considerando-a como elemento-chave no processo de desenvolvimento do turismo da cidade.