Entrega de sementes de milho: mais de 50 agricultores adquiriram o benefício

Hoje, quinta-feira, dia 24, a secretaria de agricultura e desenvolvimento econômico de Campo Alegre realizou a distribuição de sementes de milho para os agricultores. Ao todo cerca de 50 agricultores passaram na secretaria para retirada do benefício. “O produtor com a documentação em dia levou este ano uma semente de qualidade, reforçando o bom desempenho destes profissionais que garantem grande parte da economia do nosso município”, conta o secretário Olivio Odia. Para o prefeito, Rubens Blaszkowski, esses programas voltados ao agricultor são necessários e vem a somar nas muitas atividades que a secretaria desenvolve para estes profissionais”, revela.
Praticamente todos os países produzem milho. Ao todo, são 160 milhões de hectares e 800 milhões de toneladas anuais. Os americanos são soberanos na produção do cereal. No Chile, o cultivo irrigado chega a gerar de 18 mil a 20 mil quilos/hectare.
A cultura do milho está espalhada por todo o planeta e é plantada em quase todos os países, podendo ser encontrada nas mais variadas condições de clima e manejo: do nível do mar até áreas acima de três mil metros de altitude; de áreas de menos de 600 milímetros de precipitação até áreas com mais de 2.500 milímetros no ano; em lavouras com menos de 10 mil plantas/hectare e produtividades menores que 1.000 kg/ ha, até lavouras com mais de 100 mil plantas/ha e produtividades maiores do que 15 mil kg/ha; de sementes de paiol ou de variedades antigas até sementes transgênicas triple stacks (com três diferentes características combinadas) com tratamentos adicionais. Planta-se e colhe-se milho à mão em milhões de hectares, como também planta-se e colhe-se milho com plantadeiras de mais de 20 linhas guiadas por GPS e usando taxas variáveis de semeadura e adubação e colheitadeiras que registram em mapas de colheitas a variação de produtividade a cada metro colhido.

Campo Alegre

O milho é a principal cultura de Campo Alegre. “São cultivados hoje no município 2.500 hectares, 2.000 hectares para grãos e 500 hectares para silagem”, revela o engenheiro agrônomo da Prefeitura, Gilson Brunquell. “Quase todos os agricultores de Campo Alegre plantam milho para consumo ou venda, são ao todo 900 produtores na cidade”, explica.

O agrônomo ainda completa que a terra de Campo Alegre é propicia para a cultura, porém nos últimos anos a produção vem perdendo espaço para a soja, que tem um custo mais baixo e uma rentabilidade maior . O preço pago ao produtor atualmente é de R$ 26,00.