Mulheres agricultoras: a força da cidade

No sábado, 19 de setembro, foi o dia municipal da Mulher Rural, sancionado em 3 de dezembro de 2014, em Campo Alegre. A lei foi oficializada para sensibilizar a sociedade das várias funções que a mulher ocupa no seu dia a dia, tendo que dar conta da casa, dos filhos, das atividades profissionais – que na maioria das vezes são mais de uma para garantir o sustendo familiar, além de cuidar de si mesma, de sua saúde e da realização de seus sonhos. O Prefeito Rubens Blaszkowski e o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Olivio Odia, parabenizam, este ano, todas as Mulheres Rurais de Campo Alegre, “porque, a presença forte e decisiva das mulheres na produção da agricultura familiar no Brasil, é responsável por cerca de 70% dos alimentos que chegam à mesa da população brasileira”. Ainda, “as trabalhadoras rurais, são mulheres que se destacam na produção para o autoconsumo… o cultivo das hortas, a criação de pequenos animais, a produção da agroindústria caseira”. Para Odia “ao longo dos anos, apesar desta atividade ter aumentado, o trabalho dessas mulheres continua na invisibilidade. Tornar estas mulheres visíveis exige iniciativas que fortaleçam políticas públicas como neste caso, a ampliação da inserção produtiva das trabalhadoras rurais”. E finaliza: “quando divulgamos as experiências das mulheres rurais de Campo Alegre bem sucedidas, contribuímos para dar visibilidade ao seu protagonismo”.