Campo Alegre já possuía potencial turístico na década de 60

Antiga edição de jornal estadual revela que a cidade já tinha destaque anos atrás, onde foi comparada com a Suíça

Nesta semana a Casa da Cultura de Campo Alegre foi surpreendida com uma doação bem peculiar. A Secretária de Turismo, Esporte, Cultura e Lazer, Marília Scheffer, recebeu em mãos do Sr. Élcio Munhoz, uma antiga página de jornal, datada de 25 de janeiro de 1969, com uma grande reportagem sobre a cidade de Campo Alegre. Momentaneamente a secretária expôs seu desejo de emoldurar e colocar a raridade no Museu que leva o nome do pai do doador do material, Bento Sylvio Munhoz, prefeito do município na época da publicação.

A matéria jornalística tem como título: ” Campo Alegre: a Suíça Catarinense”. Traz no conteúdo informações sobre a cidade e suas belezas naturais, sobre o Hospital – colocando-o como uma referência, sobre a política e a agricultura, e foca muito no turismo, convidando o leitor a conhecer a 6a Festa do Pinhão, que aconteceria em maio daquele ano. Índices e dados da época também chamam a atenção, como a quantidade de escolas estaduais e apenas duas municipais, além de outras coisas que valem a pena conferir.

A curiosidade do material, no entanto, é no potencial turístico da cidade, que já era evidenciado naquela época. “Precisamos tomar essa consciência e não permitir que esse potencial se restrinja a comentários e elogios, o turismo deve ir mais além”, revela Marília. “Esta página histórica com certeza é um objeto de grande valor cultural para nosso município e será preservada para que nunca esqueçamos de como Campo Alegre é e foi apreciada, focando nisso a nossa esperança para tornar a cidade ainda mais visitada e preparada para o turismo e para a comunidade campoalegrense”, finaliza.