Prefeito acompanha a entrega do primeiro certificado do Serviço de Inspeção Municipal para estabelecimento em Campo Alegre

Na tarde de terça-feira, o prefeito de Campo Alegre, Rubens Blaszkowski, acompanhado do secretário de Desenvolvimento Econômico, Olívio Odia, e da responsável pela Inspeção no município, a veterinária Eloá Cristhine Prim, fizeram a entrega do primeiro Certificado de Registro doServiço de Inspeção Municipal (SIM), para o Mercado Marquinho, no Bela Vista, em Campo Alegre.

O Certificado de número 001 foi entregue para o proprietário do Mercado Marquinho, Marcos Largura, localizado na rua Coronel Raimundo Munhoz. Na ocasião, o proprietário e a equipe da prefeitura de Campo Alegre, fizeram uma pequena cerimônia simbólica. “O SIM vem de encontro com as ações e posturas que sempre buscamos em nosso açougue”, revela Largura.

A Lei de Serviço de Inspeção Municipal (SIM), que tem por objeto estabelecer uma normatização e fiscalização de produtos de origem animal de Campo Alegre como: abate, transformação de carne e derivados, leite e derivados, mel e derivados, oferecendo um selo a quem se enquadra dentro dos parâmetros estabelecidos. O Decreto que criou o SIM é o de 2010.

Segundo a responsável pela certificação e veterinária da prefeitura,Eloá Prim, a implantação do Serviço de Inspeção Municipal beneficia não somente o consumidor final, atestando a qualidade dos produtos adquiridos, mas também o produtor rural que poderá sair da clandestinidade, pois terá orientação dentro de sua produção, além da habitual fiscalização quanto à higiene, boas práticas e fluxo. “Os produtores da área rural, poderão aderir ao SIM, e isso irá agregar valor à produção, melhorando o rendimento de cada um, pois seus produtos já estarão certificados”, destacou.

O prefeito Blaszkowski fez a entrega do Certificado nº. 001 e destaca a importância do SIM. “É uma satisfação entregar o primeiro de muitos certificados de Registro do Serviço de Inspeção Municipal, isso dá mais segurança a população quanto à qualidade dos produtos de origem animal que são manipulados e fracionados”, comenta.

O proprietário do Mercado Marquinho, primeiro estabelecimento a conseguir a certificação em Campo Alegre, conta que levou 2 anos para se adequar, teve que construir um novo espaço com uma sala para embutidos, uma câmara de congelamento e uma sala climatizada, além de outras melhorias menores e equipamentos. “O gasto foi alto, mas necessário para deixar o consumidor seguro e trabalhar num ambiente propício”, conta Largura. Entre os produtos mais consumidos no açougue do mercado, está a carne de ovelha, típica da cidade. Marquinhos fabrica linguicinha de ovelha, hamburquer, e outras especialidades exclusivas de seu comércio, atraindo turistas e a comunidade.

Quem quiser saber mais sobre o certificado de inspeção municipal pode entrar em contato com a veterinária Eloá Prim, junto a secretaria de Desenvolvimento Econômico de Campo Alegre.