Reunião para iniciar a criação do Estatuto do Idoso

Na tarde desta quarta-feira (06), foi realizada no Auditório Municipal de Campo Alegre a “I Reunião Ampliada do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa”, que teve como tema principal, o “Protagonismo e Empoderamento na pessoa idosa – Por um Brasil por todas as idades”.

Na cerimônia de abertura, o prefeito municipal, Rubens Blaszkowski, ressaltou a importância do evento. “É preciso cada vez mais, desenvolver atividades com os idosos, e é neste espaço que temos a oportunidade de avaliar estas ações”, afirma.

A palestra foi ministrada, pela assistente social da Amunesc, Evelise Buzzi, que discursou sobre a consolidação e a garantia dos direitos da pessoa idosa, esclarecendo a importância da participação da terceira idade na sociedade, como protagonista na busca pelos seus direitos.

Após a palestra, os idosos se reuniram em grupos para discutir e analisar três eixos de atuação: Foram eles: Gestão, programas, projetos e ações (Eixo 1); Financiamento (Eixo 2); Participação e Garantia de Direitos Humanos (Eixo 3).

Ainda durante a reunião, houve uma plenária, para debater a criação de um Conselho do Idoso no município, a fim de proporcionar, futuramente, a criação do Estatuto do Idoso. Esse trabalho todo foi proporcionado pela Secretaria de Saúde e Assistência Social e contou com uma grande participação da comunidade.

O evento é um momento ímpar para a consolidação e o fortalecimento da participação do próprio idoso na defesa de seus interesses, representando um passo decisivo na atualização da Política Nacional do Idoso.