Prefeito Rubens Blaszkowski fala em entrevista sobre o setor de obras, educação, saúde, projetos e Festa da Ovelha 2015

O prefeito de Campo Alegre, Rubens Blaszkowski, conversou com a imprensa nesta última quarta-feira (28.1), abordou diversos aspectos de sua administração, como obras, saúde, educação, projetos e a Festa Estadual da Ovelha, que acontece em março.

O prefeito, que recém completou metade do seu mandato, falou sobre a busca de recursos e a necessidade de investir em pavimentações, as estratégias para aumentar as receitas do município sem aumentar impostos e destacou os avanços do setor agrícola e primário, que este ano pretende crescer ainda mais. Plano Diretor, atração de empresas, investimentos no hospital, novas vagas para a educação infantil e ações para fortalecer o turismo são abordadas nesta entrevista. Questionado sobre a possibilidade de concorrer à reeleição, o gestor de Campo Alegre disse que se trata de um assunto que o partido deverá resolver. Acompanhe o resumo da entrevista:

Saúde

“Na saúde, o Hospital São Luiz aberto é sempre a maior de todas as conquistas, mas não só isso. São 3 unidades de saúde reformadas; 1 nova unidade de saúde sendo construída; desenvolvimento de programas como o curso para gestantes, o novembro azul, o outubro rosa, controle do tabagismo, projeto menina-moça; convênio com o Hospital de Campo Largo, onde são atendidos cerca de 300 pacientes por mês de Campo Alegre; novos veículos para auxiliar nos atendimentos e infinitos investimentos. Ainda na saúde, diversos avanços foram proporcionados por meio da Assistência Social e do Cras, trazendo uma melhor qualidade de vida para aqueles que precisam. Os mais de 100 alunos do Pronatec e dos cursos do Senai também fazem parte desses muitos beneficiados.”

Educação

“Na educação de Campo Alegre os resultados são visíveis. Capacitações e valorização do profissional resultaram em melhorias na sala de aula. Projetos de literatura, esporte, matemática, música, meio ambiente e ciências ganham destaques. Aulas de robótica e futuras aulas de astronomia. A Corrida Rústica da Maria José se tornou um marco na cidade, o projeto de xadrez da Jerônimo Pacheco educou diversos alunos e os trabalhos de estatística na Paulo Fuckner impressionaram a todos! Além disso, a parte estrutural das escolas foi valorizada e, em 2015, teremos a reativação da escola Bela Vista, a reforma da Escola Paulo Fuckner, a ampliação da Creche Chapéuzinho Vermelho e a construção de mais uma creche no bairro Bela Vista. Ainda em 2015 estaremos aplicando um novo material didático nas salas de aula, com apostilas do Positivo gratuitas para todos os alunos, e mais novidades vêm por aí. A merenda escolar também ganhará um reforço e vem neste ano com um cardápio diferenciado, priorizando a agricultura orgânica familiar e local.”

Obras

“Trabalhamos muito no setor em 2014 e assim já estamos seguindo em 2015. No ano passado foram 2 pontes de concreto, 3 vias asfaltadas, estradas alargadas, pontes de madeira reformadas, liberação da saibreira em Onça Parda. A parte de urbanização e paisagismo também tem o seu valor e manteve a cidade bonita. Este ano pretendemos trazer mais pavimentações, com recursos que já estão sendo captados, e adquirir mais máquinas para o município, melhorando ainda mais a qualidade de vida do campo-alegrense. Desde o início da minha gestão trouxemos mais de 6 novas máquinas para a secretaria de obras: 1 caminhão,   2 tratores traçados, 1 plantadeira, 1 faca traseira para trator, 1 carretinha, basculante para trator, 1 retro escavadeira 0km e 2 patrolas.”

Projetos Culturais

“Campo Alegre desenvolveu um grande projeto cultural nesta gestão que foi o Natal Feliz. Além disso, proporcionamos na cidade as duas maiores Festas da Ovelha que o município já presenciou. Este ano pretendemos superar ainda mais a expectativa, e para isso a comissão organizadora trabalha firme desde o ano passado fechando parcerias e garantindo o sucesso do evento em todos os sentidos. Show nacionais e uma programação incrível já está sendo divulgada, e o melhor, tudo gratuito! Também foi lançado o Edital de Cultura, que já está com as inscrições abertas para 2015, de forma a incentivar o trabalho dos artistas locais.”

Administração

“Na administração pública a seriedade e a transparência têm sido o ponte forte na minha gestão. Desapropiações dos terrenos do cemitério e da cascata; compra dos terrenos do Bela Vista, para a construção de uma nova creche, e do seminário de Bateias de Baixo; melhorias na iluminação pública; valorização do servidor de carreira e mais proximidade com a população, são algumas das ações que já foram desenvolvidas nesta gestão. O Procon no município também foi uma grande conquista, só no ano passado, desde a sua inauguração, foram mais de 500 atendimentos. Para 2015 muito trabalho com certeza vai proporcionar novidades e conquistas para todos, nos aguardem. Fizemos 2 grandes anos e ainda temos muito a fazer. “