90 jovens participaram da cerimonia de certificado da Dispensa Militar

Ontem foi realizado na cidade a dispensa militar dos jovens campo-alegrenses nascidos em 1996 e anteriores. Ao todo 90 jovens participaram da cerimônia, que teve a presença da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e autoridades locais, assim como o prefeito municipal e presidente da junta militar de Campo Alegre, Rubens Blaszkowski. A Bamuca, Banda Municipal de Campo Alegre, abrilhantou o momento com suas músicas e hinos.
Todos aqueles dispensados da prestação do Serviço Militar inicial, por fora de disposições legais e consciente dos deveres que a Constituição impõe a todos os brasileiros, para com a defesa nacional, por razões importantes, precisam fazer o juramento à bandeira. A partir do juramento, todos os jovens passam a ter deveres e direitos de cidadão. Essa cerimônia é marcada para o ato de patriotismo com o seu País, com a execução do Hino Nacional adiante o juramento à bandeira, e assim segue a entrega dos certificados de dispensa de serviço militar.
O Secretário da Junta de Serviço Militar, Gustavo Machado do Amaral, explica que, “no juramento os jovens prometem estar sempre pronto a cumprir com as obrigações militares, inclusive, a de atender a convocações de emergência”.
De acordo com o Exército Brasileiro, o não comparecimento ao ato no dia e hora marcados obriga o jovem a fazê-lo na Junta de Serviço Militar do Município com a máxima brevidade possível, a fim de agendar uma nova data para o juramento à bandeira, visto que os documentos antigos são incinerados e, para retirá-los novamente, é preciso solicitar e pagar uma taxa militar por uma nova via.