Sessão Especial presta homenagem ao Consórcio Intermunicipal Quiriri
Aconteceu nesta segunda-feira, 2, na Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina – ALESC, a Sessão Solene de comemoração aos 20 anos de atividades do Consórcio Intermunicipal Quiriri. Pautados na premissa de melhorar a qualidade de vida do homem, preservando a Natureza para um desenvolvimento da sociedade, desde a sua criação, em 1997, o Consórcio Intermunicipal Quiriri implementou diversas frentes de ação a partir de uma metodologia inédita para a época: A de buscar os anseios ambientais dos diversos setores da sociedade nos municípios envolvidos para, a partir daí, formular projetos que atendessem essas demandas, sempre de forma participativa.
Constituído em 28 de setembro de 1997, o Consórcio Intermunicipal da Bacia Hidrográfica do Alto Rio Negro Catarinense – Consórcio Quiriri, foi instituído na forma jurídica de Associação Civil Sem Fins Lucrativos. Em sua constituição inicial participaram os municípios de Campo Alegre, Rio Negrinho e São Bento do Sul. Em 1999 dado ao interesse em compartilhar as ações ambientais consorciadas, incluiu-se o município de Corupá. A constituição do Consórcio Quiriri buscou resgatar, operacionalizar e aperfeiçoar os trabalhos cooperativos desenvolvidos informalmente pelos municípios consorciados. Para atingir objetivo da construção do Plano Ambiental, realizou-se um intenso trabalho de mobilização que envolveu indiretamente aproximadamente 20% da população do Consórcio Quiriri.
Anteriormente à entrega de placas e certificados, foi reproduzido no telão do Plenário o vídeo institucional do Consórcio Intermunicipal Quiriri mostrando as riquezas e os trabalhos desenvolvidos nos quatro municípios que compõem a entidade.
Na ocasião, diversas pessoas foram homenageadas por terem contribuído significativamente para a entidade. Seu envolvimento com a causa fez com que o Consórcio Intermunicipal Quiriri chegasse à marca de 20 anos de atuação em Campo Alegre, Corupá, Rio Negrinho e São Bento do Sul. Podemos destacar aqui:
Pedro Hidalgo Ramirez: Por introduzir metodologia e valores de cooperação entre municípios consorciados, assim como criar um ambiente integrador, estruturador e potencializador de soluções participativas a desafios comuns através do curso de “Planejamento Ambiental Participativo em Bacias Hidrográficas”.
Frank Bollmann: Por seu protagonismo como prefeito de São Bento do Sul em 1995, nas primeiras articulações que levaram à formação do Consórcio Quiriri, através do curso de ‘’Planejamento Ambiental Participativo em Bacias Hidrográficas.
Na solenidade também foram homenageados as seguintes personalidades por terem atuado como presidentes da entidade: deputado estadual Silvio Dreveck- gestão ano 1999; Manuel Rodrigues Del Olmo – gestão ano 2000; Luiz Carlos Tamanini – gestões de 2001 e 2016; Almir Kalbuch (in memorian) – gestão de 2002; Magno Bollmann: Por ter sido presidente da entidade nas gestões de 2004, 2010, 2011 e atualmente presidente do Consórcio Quiriri na gestão 2017; Mauro Fernandes Bácsfalusi – gestões 2007, 2008 e 2009; Alcides Grohskopf – gestão 2013; Rubens Blaszkowski – gestão 2014 e Leoni Füerst – presidente interina nas gestões 2012, 2013, 2016 e 2017.
Durante o evento também foram entregues certificados a mais homenageados por fazerem parte da história dos 20 anos do Consórcio Intermunicipal Quiriri por seus esforços na construção coletiva de uma capacidade única e empoderada para realizar mudanças e enfrentar desafios pelo desenvolvimento com Paz: Policial Militar Adilson Schlickmann Sperfeld ; Alice Drosczaka; Amarildo de Assis Alves; Cezar Augusto Pompeo; Cleusa Nalú Tacheck; Débora Peyerl; Donald Malschitzky; Eloah Talisse Kresko; Elvis Lozeiko; Henry Henkels; Joel Henrique Machado; Karin Schumacher; Marcelo Hübel; Marcus Vinicius Carrasqueira; Nédia Scheffer; Paulo Schumacher; Wilson Rocha; Yelva Albuqueque (in memorian); Consórcio Lambari; Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí.
Logo após as homenagens póstumas, algumas autoridades fizeram o uso da palavra. O primeiro a discursar foi o deputado estadual Neodi Sareta. Em seu discurso ressaltou a importância do trabalho do Consórcio Intermunicipal Quiriri no Planalto Norte Catarinense. “A metodologia adotada nas ações do Consórcio Quiriri inovou e fugiu dos padrões tradicionais de ações ambientalistas comumente encontradas no País. Desejo que o trabalho continue por muito mais anos e parabenizo a todos os envolvidos nesta ação por um mundo melhor’’, afirma.
Como representante do governador do Estado, Raimundo Colombo, e do vice-governador, Eduardo Pinho Moreira, o presidente da Fundação do Meio Ambiente – FATMA, Alexandre Waltrick Rates enfatizou a inovação com que é desenvolvido os programas e ações do Consórcio Intermunicipal Quiriri. “Como um defensor do Meio Ambiente, friso que é de grande valia a presença do Consórcio na região e no Estado. É de suma importância este envolvimento do Consórcio com a comunidade, com relevantes ganhos para a população, pois a conjugação de esforços dos diferentes municípios possibilita à implementação de políticas públicas, que individualmente, nenhum deles teria condições plenas de realizar com eficácia’’, comenta.
O prefeito de São Bento do Sul e atual presidente do Consórcio Intermunicipal Quiriri, Magno Bollmann, em seu discurso fez uma linha do tempo, desde a criação da entidade até os dias atuais. “Durante estes 20 anos muitos desafios foram enfrentados pela entidade. Desafios estes que foram enfrentados, superados e hoje estamos aqui comemorando esta história. Como profundo admirador de nosso Meio Ambiente, saliento que o trabalho realizado está só no começo, pois as dificuldades não terminam e existem para serem enfrentadas. Sinto-me lisonjeado por fazer parte deste momento e agradeço do fundo do meu coração ao empenho de todos aqueles que fizeram o Consórcio Intermunicipal Quiriri falar mais alto’’, complementa
Conforme o Prefeito Rubens Blaszkowski foi uma honra ser homenageado junto com os demais pelos trabalhos realizados como presidente do consórcio. “É de grande importância os quatro municípios estarem caminhando juntos para o fortalecimento turístico da região e preservação ambiental. Podemos destacar as ações do consórcio também com o Circuito das Araucárias de Cicloturismo, um roteiro de 250 km que percorre os quatro municípios e a co-responsabilidade dos cidadãos frente aos aspectos sócio-ambientais”, disse Rubens.