Triturador de galhos melhora serviço de limpeza em Campo Alegre

 

A prefeitura de Campo Alegre, através da Secretaria de obras, adquiriu um triturador de galhos, com o objetivo de agilizar a destinação correta de galhos, resultado da poda de árvores executada pela Secretaria.  O triturador transforma os restos de vegetação em adubo orgânico. Desta maneira o material pode ser utilizado nos canteiros espalhados pela cidade. Foram investidos R$ 7,5 mil, na aquisição do equipamento.

Segundo o Secretário de Obras João Cubas, o município está agregando este novo equipamento ao patrimônio, com a intenção de destinar o material para processo de compostagem para servir de adubo e evitar que esse material tenha uma destinação inadequada. “É um implemento muito útil vem resolvendo um grande problema que tínhamos”, disse.

O material triturado será armazenado em diversas composteiras, onde permanecerão entre quatro a seis meses, para decompor e depois de um certo tempo é adicionado serragem.  “A partir do quarto mês, podemos utilizar o material como adubo orgânico nos canteiros espalhados pela cidade”, comenta João.

O triturador esta acoplado ao trator da Secretaria de Obras com uma carretinha, o qual irá percorrer a cidade recolhendo os materiais resultantes das podas, que será moído no local e depositado na carreta. João menciona que o triturador processa galhos com até 10 centímetros de espessura de forma bastante eficiente. “Antes do triturador, era preciso fazer buracos para enterrar os galhos e vegetação, com o equipamento é possível transformar esse passivo ambiental em um material sustentável, ambientalmente correto”, finaliza.