Parcerias que ajudam a escola e os alunos
Escola Wilson José Liebl, mantida pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), segue colhendo frutos positivos do trabalho realizado. Atualmente, 30 alunos fazem parte da instituição.
Conforme a diretora do estabelecimento, professora Nádia Bastos, a cada dia um novo aprendizado, tanto para os alunos quanto à equipe de profissionais que atua no local. “Temos sempre gratas surpresas com a atuação dos nossos alunos. Eles comemoraram cada conquista e se empenham quando recebem novidades para o cotidiano”, conta a professora.
Na semana de conscientização sobre a Síndrome de Down, explica Nádia, não houve nenhuma manifestação especial com a comunidade, apenas ações internas com os alunos e familiares. Conforme a diretora, o momento é de dar sequência em alguns projetos que vem sendo desenvolvidos internamente e que vem surtindo efeitos que merecem destaque. “Temos alguns projetos que seguem normalmente, como a oficina de inclusão digital. Neste caso trabalhamos em parceria com o departamento cultural, onde os estudantes frequentam uma vez por semana aulas de informática no laboratório instalado na secretaria da cultura”, revela.
Além desse laboratório, os alunos estão trabalhando com um projeto de tapeçaria, aprendendo com as professoras a confecção de tapetes a partir de retalhos em malha. Cada aluno fica com o produto resultante de seu próprio trabalho. “Este é um projeto para trabalhar a autoestima dos alunos. E estamos colhendo resultados fabulosos. Contamos com a participação de algumas mães, que se empolgaram, e estão evoluindo na arte de confecções de tapetes. Nessa proposta estamos observando a alegria dos nossos alunos em ver o trabalho concluído por suas próprias mãos. O resultado é fantástico”, segue.
PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE
A diretora completa dizendo que a comunidade campo-alegrense mudou muito nos últimos anos e que tem participado ativamente na vida da Apae. “Hoje as pessoas nos vêem de forma diferente, valorizam muito mais o trabalho dos profissionais e a evolução dos nossos alunos. Estamos felizes em perceber que pessoas de fora compreendem que os nossos alunos tem habilidades naturais, que podem ser melhoradas conforme o trabalho desenvolvido com eles. Isso nos incetiva a seguir trabalhando para ainda mais”, encerra.
Para o segundo semestre de 2017 a Escola está trabalhando para a realização de uma “Ação entre Amigos” e um “Show de Prêmios” com objetivo de melhorar a arrecadação.