Secretaria de Saneamento Ambiental conscientiza sobre importância da limpeza da caixa de água
“Montamos a estrutura necessária e realizamos uma série de controles para garantir que a água entregue nas residências esteja própria para o consumo. Há casos, porém, nos quais o resultado desse esforço é comprometido por caixas de água que não tem a limpeza frequente”, diz o secretário de saneamento ambiental, Peterson Kohler. A recomendação geral é que caixas d’água sejam limpas a cada seis meses.
“Essa semana a secretaria limpou mais 3 caixas de água do abastecimento do município”, conta Kohler. “Essas caixas de águas já estavam há anos sem a limpeza, o que nos chamou a atenção, mas estamos prontamente efetuando esse serviço”, finaliza. A secretaria de saneamento ambiental realizou a limpeza, nesta semana, das caixas nas localidades de Bateais de Baixo Queimados, Lageado e Bateias de Baixo Serro. O trabalho segue a outras localidade.
O tratamento da água segue uma série de parâmetros definidos em lei. A Portaria 518, do Ministério da Saúde, determina que a água seja analisada periodicamente para o acompanhamento de indicadores como presença de Cloro, turbidez, cor, entre outros. As coletas de material para análise é feita na Estação de Tratamento de Água (ETA) . “Isso é feito para garantir que a água esteja dentro dos parâmetros legais tanto no momento da saída da ETA quanto na chegada ao imóvel”, diz o secretário. “A limpeza periódica das caixas de água é um complemento importante ao trabalho que desenvolvemos”, completa e reforça que a limpeza residencial é responsabilidade de cada morador, que deve efetuar o serviço no mínimo uma vez por ano.