Técnicos começam mapeamento do Cicloturismo

Os técnicos da Associação Brasileira de Cicloturismo, Eliana Garcia e Rodrigo Telles, iniciaram o trabalho de mapeamento do circuito regional que abrangerá os municípios de São Bento do Sul, Corupá, Campo Alegre e Rio Negrinho. Na manhã de quinta-feira, houve reunião com os representantes de cada município e do Consórcio Quiriri, que gerencia o projeto.

Telles reafirmou o bom potencial que a região possui para o cicloturismo, pois, além das belas paisagens, há a proximidade de Curitiba e características distintas dos circuitos do Vale Europeu e da Costa Verde Mar. “O cicloturista está sempre em busca de novidades”, afirma Telles. Os técnicos também destacaram a receptividade das pessoas.

Nessa etapa do trabalho, Rodrigo e Eliana vão percorrer todo o trajeto sugerido pelas equipes das secretarias de Turismo dos quatro municípios envolvidos e também mapear possíveis caminhos alternativos. “Vamos levantar o máximo de informações e voltamos no dia 18 para fazer o percurso de bicicleta”, conta Eliana.

Telles e Eliana participaram do grupo que auxiliou na formulação das normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) para o cicloturismo. “Trata-se de uma atividade autoguiada, portanto toda a responsabilidade é do próprio praticante, por isso a necessidade de detalhar as informações que ajudarão no cumprimento do circuito”, explica Telles.

Os circuitos já existentes em Santa Catarina atraem, sobretudo, paulistas. Em média, o cicloturista pedala de 45 a 55 Km por dia de percurso. Como os trechos interligam municípios de uma mesma região, o turista precisa de hospedagem e alimentação nos locais por onde passa.

Palestra

Eliana e Rodrigo proferem palestra sobre Cicloturismo, na terça-feira, durante o 2º Seminário de Turismo de Campo Alegre, a partir das 18h30, no Espaço Cultural Sirley Maria Neumann Johanson. A entrada é franca e o objetivo é explicar à população e ao trade turístico regional as características dessa modalidade. Na mesma noite, também haverá palestra com Ademir Winkelhaus, gestor do consórcio que administra o Circuito do Vale Europeu. “A experiência de trabalharmos em conjunto, os quatro municípios, está sendo muito gratificante e precisamos preparar também os moradores das nossas cidades para bem receber os cicloturistas”, afirma Marília Maciel, secretária de Turismo de Campo Alegre. A intenção do Consórcio Quiriri é inaugurar o circuito regional ainda no primeiro semestre de 2011.